Aos meus pais, Leusi Rosa e José Geraldo, por todo o afinco em me propiciar uma educação de qualidade, todo o incentivo e total apoio no processo de construção do curta-metragem e dessa Dissertação.
À Daniela Guimarães, orientadora cuidadosa e maga da dança, por me proporcionar as ferramentas para que eu também possa sonhar em criar magia, com a câmera, a dança, e as palavras. Agradeço também, por incentivar a minha autonomia no percurso artístico e por viabilizar o conhecimento técnico dos trabalhos de edição, diagramação, animação, design, dentre muitos outros, que me são extremamente caros.
À Prof.a Dr.a Ana Flauzina, por me ensinar tanto, tanto, tanto, e principalmente por me mostrar que o terror não pode nos paralisar e a luta é constante.
À Yuri Fidelis, grande amigo, artista evocador de vidas outras, por ser a minha âncora nessa pesquisa. Sua pulsão intermitente do fazer artístico contagia e faz nascer, o belo, o aterrorizante;
À Igor Passos, amigo de cartas guardadas no coração, pelo cuidado poético, os sopros de inspiração em meio aos devaneios e inseguranças acadêmicas.
À Prof.a Dr.a Giselle Rodrigues, por ser inspiração e me ensinar que cada gesto, o mais singelo o mais tímido, também pode ser dança.
Ao Prof. Dr. Lucas Valentin, por proporcionar espaço fértil de criação aos seus alunos, combustível gerador de incêndios criativos.
Ao Prof. Dr. José Antônio Saja, (In memorian) que em suas aulas nos instigava a recriarmos o mundo artisticamente, e a revolucionar por meio das pequenas coisas.
Ao grupo de dança, Peeping Tom, por me possibilitarem a chance de ter a acesso as filmagens dos seus espetáculos e auxiliarem a lembrar quão mágica pode ser uma experiência artística.
Ao Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, por todo o cuidado em propiciar um ambiente receptivo a novas pessoas pesquisadoras, e a sua conduta diante das situações inóspitas da pandemia do Corona Virus.
À PROAE (Pró Reitoria de Assistência Estudantil) que durante os meus últimos anos de graduação me possibilitou usufruir do Auxílio Residência Universitária, sem o qual e eu não conseguiria finalizar os meus estudos em Salvador e iniciar esse Mestrado.